segunda-feira, 2 de abril de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA

Faz hoje precisamente 37 anos que um grupo de empreendedores se juntou e fundaram uma colectividade, mas além disso criaram uma família com uma mística e um carácter muito particular, com alma como diria o poeta e assim nasceu a UNIÃO DESPORTIVA "OS RAIANOS" no dia 2 de abril de 1975.
O nome RAIANOS deve-se ao facto de a nossa zona ser apelidada de raia devido a sua proximidade com ESPANHA e em homenagem a nossa terra e as nossas gentes assim ficou o nome.
O que este grupo de pessoas fez não foi apenas um clube de futebol, criaram uma mística muito particular que ainda hoje perdura e que sempre caracterizou as  gentes da raia, criaram uma componente social que faltava, formaram homens e atletas e mostraram que a maior alavanca que existe é a força de vontade e durante estes 37 anos a UDR permanece fiel a estes princípios.
Hoje vivemos tempos bastante conturbados, mas imaginem o que seria criar uma entidade como esta no pós 25 de abril, onde havia inúmeras dificuldades, falta de infra-estruturas onde uma simples viagem a Viana para inscrever uma equipa era coisa para durar um dia, mas o amor à camisola vencia tudo e sempre foi esse o motor que alimentou este clube.
E assim foi crescendo o clube sempre com passos certos nunca descaracterizando a sua filosofia cada direcção que passou sempre tentou acrescentar um pouco mais ao clube e com a ajuda de muita gente se começou a fazer os muros que envolvem o campo, os primeiros balneários a sede etc, alguns ajudaram financeiramente, outros trabalharam de borla na construção das mesmas, tudo em prol do clube.
Este é o nosso ADN, a forma de ser das nossas gentes e por isso quando me perguntam porque é que sou do RAIANOS eu não sei explicar, mas que é algo de muito grande isso é.
Por isto a todos os que fizeram e fazem parte desta família ( directores, atletas, sócios simpatizantes, patrocinadores ,etc ) aqueles que infelizmente já partiram, aos que domingo após domingo continuam a apoiar-nos e aos que hão de vir o nosso muito obrigado por nos ensinarem o que é o amor a camisola e por manterem viva esta família, pela nossa terra, pelas nossas gentes  UDR PARA SEMPRE.

4 comentários:

Paulo Cardoso disse...

Uma certeza tenho vou ficar com este clube para sempre no Coração, cresci a ver jogar aqueles que hoje ja são avôs, era uma alegria quando ia ao futebol ver o Raianos e ja nessa altura queria um dia fazer parte dessa equipa...o sonho concretizou-se, e ja passei várias etapas no Raianos, entre tristezas e alegrias.
O meu amor ao Clube é eterno, so tenho que agradecer a sorte que tive de um dia entrar e ainda hoje fazer parte da familia Raiana.
Raianos Para sempre....
Obrigado

Paulo Cardoso

cacete disse...

já acabou o campeonato???

jabnunes disse...

Gostaria de saber de que freguesia de Monção são os Raianos.
JABarretoNunes

"Os Raianos" disse...

freguesia de MESSEGÃES