segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UDR 1-1 BERTIANDOS


Foi numa tarde chuvosa e ventosa, de difíceis condições para a práctica desportiva  que a UDR recebeu a equipa do BERTIANDOS.
Surpreendentemente o árbitro nomeado para este jogo foi o sr. Carlos Afonso, o mesmo árbitro que nos apitou na primeira jornada frente ao CAMPOS e que agora regressou a 5ª jornada.
Se este senhor e os seu lainers já nos presentearam na primeira jornada com uma palpérrima exibição prejudicando claramente e influenciando directamente o resultado ( anulou um golo limpo a UDR ), hoje veio mesmo para anular a nossa equipa.
Faço aqui uma pergunta, não há mais árbitros ( competentes ) que possam apitar os nossos jogos é preciso termos a 5ª jornada pela segunda vez o mesmo árbitro que já tinha prejudicado esta equipa?
Não me digam que num dos próximos jogos vão nomear o sr. Fernando Gonçalves, árbitro do último jogo em Moreira.
Ás vezes penso porque razão uma direcção luta para arranjar fundos e condições para andar de cabeça levantada e tentar levar o clube para a frente, penso nos jogadores que nada ganham e aos quais se pede o maior empenho e dedicação, penso nos nossos apoiantes que nos seguem Domingo a Domingo e depois somos confrontados com estas arbitragens que nos impedem de ganhar, que nos desfazem uma equipa, que tentam desmoralizar e desmotivar uma família.
Será que o futuro da UDR já está traçado desportivamente?
Espero que tanto a associação de futebol como o conselho de arbitragem estejam atentos a estas situações, o futebol amador ou não merece pessoas correctas e competentes, não estas velhas raposas que aqui se andam a vangloriar como pavões inchados, aos quais é preciso fazer uma vénia.
Quanto ao jogo, Vitor Alves montou uma equipa mais virada para o ataque jogou com apenas um trinco Vitinho, colocou Miranda na sua frente, adaptou Verdi a lateral para suprir a ausência de mini e na sua frente pôs o regressado Chibeca.
Apesar das difíceis condições de jogo, orte chuva e vento que se fizeram sentir, a UDR pegou nas rêdeas do jogo pressionando o seu opositor criando lances de perigo aos 7 e 14 minutos por Ferreiro e Roma.
O sr. Carlos Afonso começava a dar nas vistas juntamente com os seus auxiliares tentando matar o jogo da UDR no seu meio campo, assinalando foras de jogos inexistentes que foram uma constante, nunca vi um fiscal de linha tão mau posicionado em toda a minha vida, e faltas o que aproveitava a equipa do BERTIANDOS para sacudir a pressão e tentar atravês das marcações dos livres colocar a bola perto das redes de Flávio.
No minuto 21 rápido contra-ataque da UDR conduzido por Roma, toda a gente à espera de uma desmarcação, mas Roma com toda a sua classe conduz a bola e aplica um remate colocado ao 1º poste que acaba no fundo das redes inaugurando o marcador.
A equipa do BERTIANDOS respondeu imediatamente em jogada na reposição do jogo , a bola é enviada para o extremo que  que ganha o lance a Verdi arranca para a grande área e Artur comete falta á entrada da área para travar o jogador do BERTIANDOS levando cartão amarelo, aqui aceita-se existe falta e Artur era o último defesa apesar de o extremo adversário ter fugido para a linha.
Deste lance nada resultou e a UDR voltou a dominar o jogo verdi e chibeca fizeram muitas tabelas entre si e colocaram inúmeras bolas, na área adversária, duas das quais resultaram em bastante perigo a remate de Roma e outra a remate de Ferreiro.
Aos 38 minutos primeira contrariedade para Vitor Alves, Diogo lateral esquerdo, acusa problemas físicos e tem de abandonar o jogo sendo substituído por Mesquita que sendo lateral direito de raiz jogou adaptado na esquerda.
No intervalo do jogo a chuva e o vento acentuaram ainda mais, prejudicando o jogo claramente do segundo tempo, a UDR tinha o vento na sua contra o que tornava difícil pequenos gestos como bater um pontapé de baliza ou marcar lançamentos.
No segundo tempo a UDR controlou o jogo apesar das dificuldades, o BERTIANDOS, não me pareceu uma má equipa, mas não tem em minha opinião argumentos para a UDR, mas com o auxílio do sr. Carlos que marcou faltas aos nossos atletas que foram completos disparates e distribui cartões amarelos ao todo foram 7 aos nossos jogadores , fez com que o BERTIANDOS tivesse mais posse de bola.
A UDR ia respondendo em contra- ataques muitas vezes lançados por chibeca e um deles resulta numa assistência para Marco que faz o 2-0, mas que foi prontamente assinalado pelo lainer, marcando fora de jogo, aqui neste caso estava do lado oposto não pude verificar a veracidade  do lance.
Com o agravar da arbitragem , o nosso técnico preocupado com o facto de ter os dois centrais amarelados substitui Marco por Daniel ( regresso apôs lesão ), passando Morango mais para o meio auxiliando Vitinho e Daniel fez dupla com Artur.
Mais tarde entrou Ricardo para o lugar e Ferreiro, fazendo assim a sua estreia pela equipa do Raianos e ficou a jogar de extremo direito, auxiliando também o meio campo.
O momento mais lamentável do jogo ocorre a 10 minutos do fim quando Mesquita é travado em falta não assinalada pelo sr. Carlos, fica deitado no chão frente ao fiscal de linha que não faz caso, os jogadores do Bertiandos apesar de terem visto a gravidade da falta continuaram a jogar e estesteve o nosso jogador deitado no chão cerca de 3 minutos até que Vitinho consegui cortar o lance para fora, lamentamos a impassividade do fiscal de linha que a tudo assistiu e nem sequer levantou a bandeira.
Já mesmo a beirar os 90 minutos um cruzamento do Bertiandos para a área Verdi tenta dominar a bola que lhe foge devido ao mau estado do terreno o avançado do Bertiandos apanha a bola e ( em minha opinião ) Verdi comete falta e o sr. Carlos consegui a desculpa que há tanto tempo procurava e assinala grande penalidade.
Verdi recebe ainda vermelho directo sendo expulso, aqui a única explicação que posso encontrar é que possa ter sido por palavras, Verdi já tinha amarelo, a falta que comete é também para amarelo iria ter que abandonar o jogo a mesma.
Do penalty resultou o empate, a UDR ainda carregou até ao fim ainda fez subir Artur no terreno mas a sorte não esteve connosco.
Agora a equipa desloca-se a CHAFÉ na próxima jornada e esperemos que as condições climatéricas sejam melhores que as de hoje e que haja realmente uma equipa de arbitragem.
Apesar do empate a equipa mantêm-se no 2ªlugar embora com um jogo a mais e continua sem perder em casa, este campeonato tem-se pautado por muito equilíbrio e nada está ganho nem nada está perdido, a luta continua.
O jogador em destaque da semana passada foi Vitinho, já podem começar a fazer as votações desta semana.

Saudações raianas
A. Dias

3 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião acho que se se está a falar mais de arbitragem do que de Futebol...

Anónimo disse...

Diria mais... Já me questiono se o blog começou a servir para avaliar os arbitros em vez de comentar os jogos....

Zé Pikeno disse...

muito bom futebol que o raianos esta a praticar.a continuar assim nem equipas nem arbitros vos irão derrubar.força gente, este ano vão dar o salto.boa sorte para domingo