quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As saídas: Daniel Vaz


Daniel é daqueles atletas que ficará sempre ligado ao historial da UDR. Chegou a Messegães em 2001 e esteve ligado à UDR durante 9 épocas, impondo-se na baliza da equipa monçanense desde que chegou ao clube. Ano após ano foi construindo o seu legado no clube e, consequentemente, na região, dando o previlegio à UDR de ter um dos melhores Guarda Redes da região a defender as suas cores durante vários anos, tornando-se um alicerce não só na equipa, como também no balneário. Mesmo sendo aliciado por outros clubes de dimensões superiores nunca deixou "Os Raianos", mantendo-se fiel ao clube que o impulsionou no futebol regional. Na época anterior, lesionou-se com gravidade em Cerveira, tendo que ser alvo de uma intervenção cirurgica, mas nem esta evitou a triste noticia, não só para o próprio como também para a familia raiana, que a melhor opção para o atleta seria deixar de praticar a modalidade. O clube entendeu que não deveria perder o Daniel e, então, surge o convite para continuar incorporando a equipa técnica como treinador dos Guarda redes, de maneira a não deixar perder toda a experiência que possui, apesar de não a poder utilizar dentro de campo, irá compartilha-la com os novos Guarda Redes da equipa.

osraianos.blogspot conversou um pouco com este simbolo da UDR e ex subcapitão de equipa...

osraianos.blogspot (blog): Daniel obrigado pela disponibilidade para falar connosco. Antes demais, como vai essa recuperação?

Daniel Vaz (DV): Tal como me tinha dito o cirurgião esta a ser e será uma recuperação dificil e lenta, que só o tempo poderá dizer como irei ficar para o futuro, uma vez que o tempo de recuperação poderá ir até um ano após operação.

blog: Apesar de estar bem avisado, então, pelo cirurgião... nunca colocou a hipotese de voltar a calçar as luvas mesmo sabendo os riscos que poderia correr?

DV: Como diz o provérbio popular " Nunca digas nunca", mas para meu bem, e uma vez que o futebol não é tudo na vida, apesar de todo o amor que eu tenho ao clube, a este desporto em particular, não poderei pôr em risco a minha integridade fisica. Tenho outros planos futuros a nivel profissional, e uma nova lesão poderia por em risco tudo isso. Infelizmente acho que descalcei de vez as luvas.

blog: O que lhe passou pela cabeça quando decidiu deixar de praticar a modalidade?

DV: Não posso esconder que foi dos momentos mais dificeis da minha vida, sendo que não posso deixar de salientar o apoio que recebi em particular dos meus pais e da minha irmã, que me ajudaram a superar e a olhar com outros olhos para a minha lesão. Fizeram com que eu não visse isso como o fim do mundo mas sim como mais um obstaculo a superar. Mas voltando à questão, e apesar de ser muito dificil estar a viver o futebol do lado de fora, o convite que me foi feito pela Direcção de fazer parte da equipa tecnica está a ajudar-me porque sinto que estou a ser útil. Continuo por dentro do desporto, do clube que tanto gosto e, claro, daquele balneario ÚNICO que só o Raianos tem... Tudo isto me faz esquecer um pouquinho a tristeza de abandonar o futebol como futebolista.

blog: Em breves palavras, faça uma retrospectiva da sua passagem pela UDR, referindo o(s) melhore(s) e o(s) pior(es) momentos...

DV: Felizmente na minha passagem pela UDR foram muitos mais os bons momentos do que os maus... Para começar um dos grandes momentos foi logo na minha primeira época onde felizmente consegui a titularidade ao primeiro jogo e apartir dai não mais a larguei. Foi, também, nessa mesma época conseguimos a tão desejada subida de divisão, sendo que eu fui o GR menos batido do campeonato. Depois seguiram-se anos de alegria com a manutenção na Divisão de Honra, e grandes momentos com todas as pessoas que faziam parte da UDR. Ao fim de 4 anos nesta divisão, o primeiro mau momento que foi a inesperada descida de divisão, mas como o lugar da UDR não é a primeira divisão, depois de uma época regressamos ao nosso lugar com mais uma subida de divisão. Ai mantivemo-nos mais dois anos, mas o ano passado foi o pior momento da minha carreira com a já referida lesão e a descida de divisão. Mas, da UDR só guardo grandes momentos como os "Nossos jantares" , " os nossos passeios" , "as nossas saidas nocturnas", " as nossas conversas de balneário" e todos aqueles momentos que passamos juntos. Aproveito aqui para agradecer a todos aqueles que desde 2001 dividiram o balneário comigo e fizeram de mim uma pessoa mais feliz durante todos estes anos.

blog: Considera-se um simbolo deste clube?

DV: Não , não me considero um simbolo deste clube mas apenas mais um que deu tudo pela Udr, e que aprendeu a gostar do clube tal como ele é, com todas as dificuldades que tem. Mas tal como nós costumamos dizer o Raianos é " Mais do que um club, é uma familia" e ai sim como um dos mais antigos no clube acho que desempenhei o meu papel de tentar transmitir aos novos qual a filosofia da UDR. Eu fui apenas mais um na udr que lutou e deu tudo para dignificar esta instituição esta familia.

blog: Como surgiu o convite para integrar a equipa técnica desta época?

DV: Fui abordado pela Direção da UDR logo após a tomada de posse desta. Inicialmente com o objectivo de fazer de elo de ligação entre atletas e Direção, mas depois surgiu a possibilidade de integrar a Equipa Técnica como treinador de GR. Esse foi o projecto que mais me aliciou, uma vez que poderia voltar a pisar o campo, calçar novamente as luvas e estar mais proximo do que ja foi o meu "habitat " natural.

blog: Considera acertada a contratação de Avelino Chio como treinador?

DV: Sim parece-me acertada a escolha do treinador, porque é um treinador experiente e com métodos de trabalho um pouco diferentes daquilo que a UDR está habituado. Acima de tudo é um treinador que veio com o intuito de ajudar e motivado com o objectivo de fazer regressar já este ano a equipa à divisão da qual não deveria ter saido.

blog: Como vê a equipa de um modo geral depois desta semana e meia de trabalho?

DV: A equipa esta a trabalhar bem e motivada. Toda a gente esta a interiorizar o espirito que lhes é pedido pelo treinador, que são a garra, a dedicação e concentração em todos os exercicios de treino. O objectivo é, desde já, começar a traçar um estilo de jogo que nos será favorável para o futuro.

blog: Os reforços substituem bem quem saiu? Destaca algum em especial?

DV: Como se costuma dizer só faz falta quem cá esta, e os que estão são os melhores, são com eles que contamos e que vamos lutar pela subida. O plantel ainda não esta fechado uma vez que ainda esperamos por alguns reforços que em breve estarão a trabalhar connosco.
Não vou destacar ninguem em particular mas sim todos porque todos eles tem estado a dar o seu melhor, e a lutar por um lugar na equipa. Apenas destacar a facil integração no seio do plantel raiano de todos os "novos atletas".

blog: E a baliza... há quem esteja à altura de fazer esquecer o Daniel?

DV: Esta é sem duvida uma pergunta que não gostaria de responder, porque correria o risco de dizer que o Daniel é insubstituivel. Agora falando mais a sério... Espero que qualquer um dos três GR que fazem parte do plantel, sejam capazes de no minimo fazerem o melhor que fazia o Daniel e espero muito sinceramente que o consigam fazer bem melhor porque ai o clube sairia muito beneficiado com isso. E agora como treinador e colega do " Iker", Flávio e Nuno, espero ajudar e conseguir fazer com que eles me façam esquecer rapidamente, não como pessoa mas sim como jogador.

blog: Para terminar queres deixar alguma mensagem?

DV: Já agora para o fecho vou aproveitar para agradecer a toda a gente todos estes grandes momentos que vivi neste clube, a todas as direções , as várias equipas técnicas, aos adeptos da UDR, mais uma vez a todos os companheiros de equipa, e como não poderia deixar de ser à minha familia e todos aqueles que gostam de mim por todo o apoio nos bons e maus momentos. Um muito obrigado a todos e um obrigado muito especial á familia raiana.

blog: Daniel mais uma vez osraianos.blogspot agradece este tempinho que nos facultaste para conversarmos um bocado. Desejamos-te continuação de umas boas e rápidas melhoras para a tua lesão, assim como muitas felicidades e boa sorte nesta nova fase da tua carreira no futebol.
-
"Saudações Raianas"

4 comentários:

Oliver disse...

Boas!
Antes de mais, fala bem o pisca...lol
Queria felicitar o bloguer pelo excelente trabalho que esta a fazer, o blogue está muito à frente e tá visto que este ano o reporter de serviço vai apostar forte no seu novo hobby, aposto que a semana passada enquanto o plantel corria ele estava de portatil na mão a escrever os artigos.lol
Para finalizar esta mensagem, porque apesar de deixar o clube serei de certeza um cliente assiduo do blogue e sempre que me for possivel passarei no areal, quero desejar as maiores felicidades desportivas porque é na Divisão de Honra que devem (devemos) estar...
Saudações

Anónimo disse...

a poeta mesmo

Espião disse...

Antes de mais,queria congratular o Blogger pelo seu trabalho no blog e, por este ja ser um espaço de referencia na divulgação de noticias sobre a UDR.

Quanto ao Pisca, enfim fala como um verdadeiro jogador profissional...

Enquanto jogador pela UDR dispensa apresentações, aliás isso vê-se no quanto é acarinhado pela massa adepta.

Enquanto colega de balneário de seis anos uma pessoa sempre bem disposta e um bom lider. Com ele demos imensas gargalhadas quanto mais não seja pelas suas laminas que saíam da boca...

Enquanto treinador de guarda-redes um verdadeiro milagreiro! Ja se nota...

Abraço e muitas felicidades nesta nova etapa.

Anónimo disse...

O Dani é insubstituivel...