O ano de 2008 que agora está a despedir-se deixou marcas na história da UDR devido à subida de divisão.
2008 não começou muito bem para a equipa visto que no primeiro jogo do ano, a UDR sofreu a segunda derrota, no campeonato da 1ª Divisão da AFVC, por 2-0 no reduto do Vila Fria fazendo com que a equipa caísse para a terceira posição. O Chafé aproveitou este deslize e passa para a segunda posição. Na seguinte jornada, a UDR visita o líder AD Campos que seguia isolado no comando do campeonato, mas a UDR impõe-se e arranca uma estupenda vitória por 1-0 com um golo de Roma. A seguir segue-se o Chafé em casa sendo necessária a vitória para recuperar o 2º lugar da tabela e a equipa não desilude e vence, nos últimos minutos com um golo de Ferreiro, por 2-1.
Com estes jogos a equipa de Messegães começa uma verdadeira saga rumo à subida ao alcançar 14 jogos sem perder, conseguindo 11 vitórias e 3 empates, passando-se o mesmo com a equipa do Chafé que nunca largou a UDR até ao final do campeonato. Enquanto isto, o AD Campos ia perdendo pontos não conseguindo igualar a proeza conseguida na primeira volta, permitindo com que a UDR e o Chafé se aproximassem.
Chega-se à última jornada com o AD Campos líder com 62 pontos, seguido da UDR com 59 pontos e Chafé com 57 pontos e, com a descida já anunciada do SC Valenciano à Divisão de Honra, havia apenas duas vagas para a divisão superior. Esta pontuação significava que tudo poderia acontecer, se o Campos perdesse e a UDR ganhasse,esta sagrar-se-ia campeão e o Campos apenas subia de divisão. Caso a UDR perdesse e o Chafé ganhasse, seria este último a terminar na segunda posição, o qual seria extremamente injusto para a UDR. O Campos vence em Monção o CSP Moreira por 0-2, a UDR bate o Vila Fria em casa por 3-0 e o Chafé ganha em Ponte de Lima frente ao Moreira de Lima por 2-3. Com isto, AD Campos é campeão e a UDR segura o 2º lugar alcançando a subida de divisão.
Durante o período de Verão são eleitos novos corpos dirigentes no clube sendo eleito como novo Presidente o José Alberto Valeiro, mas a equipa de directores é praticamente a mesma que o ano anterior. A nova Direcção mantém Fernando Guedes como treinador, havendo a saída do Professor Sérgio do cargo de Adjunto e Preparador Fisíco, sendo substituído pelo ex-atletla David Guedes e Xavier Fernandes, que acumula o cargo ao de Fisioterapeuta.
Em Agosto, começa a pré-época para mais uma temporada, a qual não se adivinhava nada fácil para a equipa. O campeonato contava com a maior parte dos melhores clubes da região estando os primeiros 6 ou 7 lugares da tabela classificatica teoricamente ocupados, sobrando apenas 5 ou 6 posições fora da linha de água.
A estrutura do plantel da época anterior da UDR manteve-se quase toda, havendo algumas saídas, (Samuel, Roma, Arnaldo,Agulhas, Jóia, Élio,Guilherme, Maradona) mas isso não foi problema devido às aquisições que o clube fez ( Viga, Lucas, Peixoto, Carlos, Mini, Xibeca, Miranda, Crouch), as quais contaram com alguns jogadores já com determinada experiência no futebol regional.
No jogos da pré-época a equipa recebe o D. Monção na apresentação e perde por 0-3, mas deixa uma boa impressão aos adeptos, mas a seguir visita o SC Valenciano perdendo por 8-1, visita o Castanheira e empata a uma bola e visita o D. Monção e perde mais uma vez por 8-1. Após este jogos começa-se a perceber que falta qualquer coisa à equipa, mas continua-se esperançados que esse sentimento irá passar. O sorteio das taças e do campeonato é feito e dita o azar da equipa do Os Raianos. Na Taça da Divisão de Honra, calha o Artur Rego em casa, na Taça da AFVC joga com o SC Valenciano fora e o campeonato dita um verdadeiro inferno nas primeiras jornadas, pois na 1ª jornada a UDR joga com o SC Valenciano (casa), 2ª Melgacense (fora), 3ª Cerveira (fora), 4ª Artur Rego (casa) e 5ª Castelense (fora).
Na 1ª Eliminatória da Taça da Divisão de Honra, a UDR recebe o Artur Rego e perde por 1-2, mas volta a deixar boa impressão deixando o pensamento que uma vitória não ficaria mal à equipa da casa.
Inicia-se o campeonato e a UDR recebe o SC Valenciano e causa surpresa ao conseguir um empate. Em Melgaço sofre uma pesada derrota, empate em Cerveira, empate com o Artur Rego e derrota em Castelense, iniciando uma serie de três derrotas consecutivas, entre as quais com o Távora um dos adversários directos da UDR, caindo para a última posição da tabela classificativa. Este momento terminou, apenas, no jogo com o D. Monção onde se alcançou uma vitória por 1-0, mas logo de seguida volta a ter uma serie de três jogos com derrotas, duas das quais com adversário directos (Vila Franca e Ponte da Barca) deixando escapar a oportunidade de deixar a 14ª posição.
Esperemos que o novo ano conte as vitórias que levem a equipa à manutenção, tal como 2008 contou as vitórias para a subida de divisão, mas para contar isso... osraianos.blogspot estará cá daqui a um ano para o fazer...
Saudações Raianas
Sem comentários:
Enviar um comentário