quinta-feira, 12 de junho de 2014

Viagem




A UNIÃO DESPORTIVA “OS RAIANOS” tem tentado sempre premiar os seus jovens atletas com um passeio no final da época desportiva. O ano passado os jovens atletas visitaram o estádio do Dragão e da parte da tarde visitaram as escolas de formação “DRAGON FORCE”, o Porto tinha sido campeão e toda a gente queria ver os bastidores do clube ganhador.
Este ano o campeão foi o Benfica e eram muitas as famílias que ansiavam por uma viagem rumo a Luz, o repto era enorme, uma viagem a Lisboa é extremamente cara e implicava uma dormida fora.
A direcção da UDR tomou as rédeas e após muitos contactos, muitas negociações e com a ajuda de todos consegui organizar uma viagem de dois dias a lisboa, com visitas ao estádio da Luz e  museu Cosme Damião, sendo o dia seguinte reservado para a cultura com uma visita ao Pavilhão do conhecimento.
Na viagem participaram 23 atletas dos escalões dos Benjamins e Infantis, respectivas equipas técnicas, alguns pais e elementos da direcção da UDR perfazendo um total de 24 adultos e 23 miúdos.
A vigem aconteceu no fim de semana de 7 e 8 de Junho, o autocarro arrancou do campo do Areal ás sete e meia da manhã e chegou a Lisboa ao parque infantil do Alvito em Monsanto por volta da uma tarde, onde a família Raiana confraternizou com um alegre piquenique neste magnífico espaço no coração de Monsanto.
S. Pedro foi mais uma vez amigo da UDR e deu tréguas para que toda a gente pudesse almoçar tranquilamente e pelas 15 horas já toda a gente se encontrava em frente a estátua do Eusébio, local onde se ia iniciar a visita guiada. Aqui aproveitou-se para fazer uma das muitas fotos de família, uma das quais os nossos atletas exibiam uma faixa de apoio ao atleta Diogo, guarda redes dos benjamins que recentemente se lesionou e não pode estar presente porque ainda está em fase de recuperação. 
O guia foi pontual e demos início a visita numa sala onde se encontravam duas maquetas, uma do estádio antigo e outra do estádio actual, o guia fez uma breve introdução à história do clube e explicou as principais diferenças entre os dois estádios.
A visita continuou pelas bancadas, sala de recepção e camarote presidencial, de seguida desceu-se até aos balneários, aqui só podemos visitar o balneário da equipa adversária, o do Benfica é impossível de visitar. A visita continuou pelo relvado e foi por detrás da baliza onde atingiu o seu auge, pois foi aqui que podemos ver a “ GLORIOSA” uma das duas águias que o Benfica tem e que fazem o tradicional  espectáculo do voo da águia antes dos inícios dos jogos. Esteve sempre serena esta águia real americana proveniente da alemanha e fez as delícias de todos ao deixar-se  fotografar por toda a gente. A visita ao estádio terminou aqui iniciando-se de seguida a visita ao museu Cosme Damião recentemente inaugurado.
O museu é um espaço moderno quase labiríntico, mas muito bem estruturado, aqui encontram-se taças e trofeus de todas as formas e feitios, estão aqui todas as vitórias de todas as modalidades do Benfica e não pensem que o Benfica é só futebol….É muito interessante o enquadramento histórico das datas das vitórias com a história Portuguesa e mundial. Há um espaço dedicado a Eusébio naturalmente e um espaço onde podemos ver a evolução dos equipamentos desportivos desde a década de 60 até aos nossos dias. No piso superior existe um simulador de penalties, onde os nosso atletas rematavam e tentavam enganar o guarda redes halográfico. A visita ao museu terminou com a visualização de um vídeo  no anfiteatro com a história do Benfica.
No final ainda houve tempo para quem quisesse visitar a loja do clube e adquirir uma recordação deste dia.
Posto isto, deu-se início à parte cultural com visita ao centro de Lisboa, passagem pelo Saldanha, Rossio, Rato, Assembleia da república, Belém e passagem pela costa marítima até S. Pedro do Estoril, morada da Colónia Balnear o Século onde jantamos e pernoitamos.
No Domingo logo pela fresquinha já estava toda a comitiva a tomar o pequeno almoço, para logo arrancar rumo ao Parque das Nações. Chegados a este fantástico recinto num dia solarengo os atletas fizeram uma longa caminhada por todo o recinto e pelas onze horas entraram no pavilhão do Conhecimento, penso que este foi melhor parte da viagem tanto para miúdos como graúdos, eram tantas as experiências e construções  que se podiam fazer, que acabaram por tornar a visita numa perdição, para que tenham ideia uma visita ao Pavilhão dura em média hora e meia, A UDR esteve lá duas horas e meia.
Depois da visita a UDR providenciou o almoço pizza e gelados para todos e por volta das 15:30 iniciou-se a viagem de regresso, os sorrisos eram muitos mas o cansaço ia apoderando-se de todos e por volta das nove horas lá estávamos de volta ao Areal.
Tudo correu bem o ambiente foi fantástico, agora para o ano há mais.
A UNIÃO DESPORTIVA “OS RAIANOS” não podia deixar de agradecer aos pais, atletas, EPRAMI e ao Agrupamento de freguesias de Messegães, Valadares e Sá pelo apoio que nos derma na concretização desta aventura, sem eles não teríamos conseguido, o nosso muito obrigado.


SAUDAÇÕES RAIANAS

Sem comentários: