quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009



A UDR entrou em 2009 na 14ª posição da tabela classificativa, em consequência de uma série de maus resultados. O primeiro jogo do ano é no Areal frente ao candidato Neves e a UDR é goleada nesta partida onde o Juiz de jogo foi clave para a vitória do visitante. De seguida, a equipa monçanense vai até Campos tentar sair da última posição, pois tal situação acontecia em caso de vitória, mas sai do 1º de Janeiro com um empate e não há alterações na tabela classificativa. De seguida, visita o Valenciano, onde é goleada, e recebe os vizinhos de Melgaço, onde a equipa local impõe um empate, com golos de Morango e Peixoto.

O Campeonato pára e dá lugar à Taça da AFVC, onde se joga no Areal frente ao Valenciano, mais uma vez. A UDR perde pela margem minima, onde, pelo menos, merecia o prolongamento.

De volta ao campeonato, a UDR consegue mais um empate, em casa, frente ao Cerveira e a pouco e pouco vai trepando na tabela. Segue-se um jogo importante, deslocação a Artur Rego, no qual a UDR poderia deixar a última posição, após tantas jornadas como lanterna vermelha, pois ambas as equipas estavam separadas por um ponto. A UDR faz um péssimo jogo e perde por 2 - 0 e a equipa desmoraliza, sentindo-se já com um pé na 1ª Divisão da AFVC. É então que recebe um Castelense fraco e vence a partida voltando a reancender a chama da esperança, pois os directos adversários perdem e a equipa de Messegães aproxima-se. Segue-se a ida a Távora, onde se consegue um empate e uma vitória em casa frente ao Courense, sendo nesta jornada, a 20ª jornada, que a equipa de Messegães descola da última posição. 21ª jornada foi derby monçanense no Manuel Lima, onde a UDR consegue um incrivel empate, e a seguir vem a recepção ao Vila Franca, onde se poderia assegurar praticamente a manutenção em caso de vitória e se o Artur Rego perdesse. Nesta jornada, o Vila Franca atravessou o comboio na sua área de modo a não sair do Areal com uma derrota e manter as hipoteses de manutenção em aberto. Empate a zero e a manutenção volta a ser adiada. Ida à Correlhã onde a UDR fez um má exibição e recepção ao Ponte da Barca, o jogo que ficará gravado na mente de toda a gente, pois foi um jogo de emoções demasiado fortes. Após a equipa da casa estar em desvantagem por duas vezes no marcador consegue o golo da vitória nos descontos, estando quase a manutenção garantida. Tal situação acontece na jornada seguinte, na qual a UDR vai até Neves. Apesar de a equipa monçanense sofrer em Neves uma goleada, o Vila Franca perde e é despromovido matematicamente junto com o Artur Rego. Na última jornada foi apenas para cumprir calendário e os monçanense alinham, praticamente, com a "equipa B", saindo derrotada por 0 - 1, mas conseguiu-se uma excelente exibição daqueles atletas com menos ritmo competitivo. Termina, então, a época com o objectivo cumprido, a UDR permanece na divisão principal da AFVC, e no topo da tabela,o Valenciano sagra-se campeão, subindo de divisão.

No periodo de transferências, Mini e Lucas saem para o Desportivo de Monção, assim como o treinador Fernando Guedes. A equipa fica sem treinador e surgem vários nomes em agenda, mas o mais desejado por toda a gente é Davide Guedes, o adjunto da época anterior. Davide aceita, assim como Xavier, que voltou atrás com a sua já anunciada saída. A equipa técnica prepara a pré época e conseguem assegurar alguns jogadores, nomeadamente, o regresso de Arnaldo, Miguel Reis, do D. Monção, Miguel Martins e Hugo, do D. Monção juniores.

Estava decorrida a primeira semana de trabalho para a época 2009/2010, quando surge uma noticia que assustou todo o plantel. Um membro dos quadros da equipa contraí a Gripe A e toda a equipa tem que ficar de quarentena durante uma semana, mas nada passou de um susto, pois tudo voltou à normalidade rapidamente. A equipa faz a pré época normalmente e vai a Campos disputar a 1ª Eliminatória da Taça de Honra, onde perde nas grandes penalidades, após empate a uma bola.

Vem, então, o campeonato que teoricamente previa-se mais acessivel para a UDR, pois saiu uma equipa forte, o Valenciano, e entraram três equipas do escalão inferior, Chafé, Moreira do Lima e Vila Fria. Mas as coisas não correram da melhor forma à equipa. Acumula-se derrotas atrás de derrotas, fora de portas sofre duas goleadas e começa-se a entrar numa fase depressiva, voltando a ser laterna vermelha por diversas jornadas. Mesmo assim, refira-se que equipa realizou diversos jogos com excelentes exibições, mas isso não chegou para arrecadar os três pontos. No último jogo do ano, frente ao Moreira do Lima, a equipa monçanense, finalmente, arrecada três pontos e saí da última posição deixando água na boca a toda a gente pelas jornadas seguintes.

Esperemos que este novo ano traga muitas conquistas à União Desportiva "Os Raianos". Não esquecer que termina hoje as votações para a Equipa do Ano e para o Melhor Jogador 2009.

"Saudações Raianas"

Sem comentários: